pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Publicações científicas e institucionais

 

Além das atividades de conservação dos ecossistemas marinhos, o Projeto Tamar se destaca pelas ações de pesquisa. Isoladamente, ou através de convênios e protocolos de cooperação técnico-científica com universidades brasileiras e estrangeiras, o Tamar realiza programas de estudos prioritários para conhecer melhor o ciclo de vida das tartarugas marinhas. Entre eles se destacam o programa de marcação que possibilita a identificação de rotas migratórias e períodos de retornos e remigrações nas temporadas reprodutivas, telemetria por satélite e padrões genéticos em áreas de desova e não reprodutivas, além da pesquisa de medidas mitigadoras para diminuir a captura incidental na pesca. Os resultados obtidos são apresentados em congressos nacionais e internacionais, simpósios e workshops, e veiculados em jornais e revistas científicos.

Independente das publicações científicas próprias ou em parcerias, o Tamar é tema de teses de doutorado, dissertações de mestrado e monografias. Por iniciativa própria, produz livros e cartilhas educativas, videos e CDs, além de boletins internos, como o Boletim Tamar, que circulou durante mais de dez anos. Atualmente, entre as peças de educação ambiental, informação e divulgação, o Tamar produz uma revista anual e um informativo eletrônico mensal (newsletter).

Estas publicações são fruto da soma de esforços entre os pesquisadores da Fundação Projeto Tamar e Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), com o patrocínio nacional da Petrobras. 

Petrobras