pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Reabilitação de tartarugas marinhas

14/04/2020 - Compreender as causas que prejudicam a saúde destes animais e promover a reabilitação dos espécimes é importante para a adoção de estratégias eficazes de conservação. ↓

A reabilitação de tartarugas marinhas que encalham fracas e doentes, ou que são capturadas pela pesca, é uma importante ação desenvolvida pelo Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar. O resgate, tratamento e retorno ao mar destes animais fazem parte da rotina das equipes que monitoram as áreas de atuação da fundação, que conta com bases preparadas para realizar a reabilitação. Assim, tartarugas encontradas doentes ou machucadas são encaminhadas para Aracaju, Praia do Forte, Ubatuba e Florianópolis. Nestes locais, a equipe veterinária realiza os procedimentos necessários para restabelecer a saúde dos animais para que possam retornar ao mar.



Umas das principais causas de encalhes e afeções é a interação com atividades pesqueiras, que resulta em afogamentos, doença descompressiva, pneumonias, traumas, emaranhamentos, amputações de nadadeiras e ingestão de anzóis, nylons e outros petrechos de pesca. Outras causas comuns que tem efeitos negativos à saúde das tartarugas marinhas são a ingestão de resíduos sólidos e a fibropapilomatose, uma doença causada por um vírus que ocasiona a formação de tumores na pele das tartarugas. Compreender as causas que prejudicam a saúde destes animais e promover a reabilitação dos espécimes é importante para a adoção de estratégias eficazes de conservação.



A reabilitação de tartarugas marinhas não é uma tarefa fácil, ainda há muito o que conhecer quanto as enfermidades e eficácia dos tratamentos, mas a equipe do Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar conta com parceiros importantes neste desafio: o apoio de universidades para realização de procedimentos mais complexos, assim como para aprimorar os meios diagnósticos utilizados tem trazido bons resultados e refletem em respostas positivas na saúde das tartarugas marinhas.  E é unindo esforços que busca-se a saúde dos indivíduos destas espécies ameaçadas de extinção.

Tartaruga Tartaruga-de-couro ou Tartaruga-gigante

Praia do Forte - BA

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras