pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

 Projeto Tartarugas Fraternas une jovens do programa “Nosso Papel de Futuro - Tamar Ubatuba” com crianças africanas

23/12/2019 - Nos últimos meses, os jovens do Programa Socioambiental “Nosso Papel de Futuro” confeccionaram capas de cadernos que serão enviadas para crianças acolhidas pelo projeto Fraternidade Sem Fronteiras. ↓

Nos últimos meses, os jovens do Programa Socioambiental “Nosso Papel de Futuro” confeccionaram capas de cadernos que serão enviadas para crianças acolhidas pelo projeto Fraternidade Sem Fronteiras. Parte dos cadernos irão para crianças das aldeias de Moçambique – África – e a outra parte será enviada para crianças de projetos brasileiros que a fraternidade apoia.

Nesse projeto, foram desenvolvidos diversos temas com os jovens. Desde assuntos sobre a rota migratória das tartarugas marinhas, que podem simbolizar a ponte entre Brasil e África, até a cultura africana, costumes, relação com a cultura brasileira e, principalmente, a empatia e solidariedade. Para a confecção dos cadernos, foram utilizados materiais especiais, como tecidos tingidos com casca de cebola, um tipo de artesanato sustentável e natural, além de palitos de pirulito recolhidos em ações de limpeza de praias, onde os próprios jovens participaram.

Além de aprender uma nova forma de artesanato, conhecer mais sobre uma cultura totalmente diferente e sobre projetos que fazem a diferença na vida de crianças carentes, os jovens tiveram a oportunidade de levar um pouco do seu carinho até elas e ainda contar um pouco da realidade deles e da realidade das tartarugas marinhas que aqui ocorrem, os impactos que elas sofrem e o que aprenderam sobre elas. Isso tudo através de uma carta que escreveram e que será entregue à essas crianças.

Sobre a Fraternidade: A Organização Humanitária Fraternidade Sem Fronteiras atua em alguns dos lugares mais pobres do planeta, com esperança e profundo desejo de ajudar a acabar com a fome e a construir um mundo de paz. Sua missão é vivenciar e incentivar a prática da fraternidade, sem restrições étnicas, geográficas ou religiosas, amparando prioritariamente crianças e jovens em situação de vulnerabilidade ou risco social.

A Fraternidade sem Fronteiras (FSF) é um movimento coletivo que acontece por você e através de você. Voluntários, padrinhos, apoiadores, divulgadores e amigos criam ações que incentivam a mentalidade fraterna e campanhas de diferentes tipos para todos os projetos da FSF e de causas amigas. Roupas, chinelos, brinquedos, fundos para construção de centros de acolhimento e casas, entre outros, são alguns dos itens que já foram/são arrecadados pelas campanhas da FSF e voluntários. “Cadernos Fraternos” é uma dessas ações.

Cadernos Fraternos: Mãos que criam sonhos e desenham esperança. Mãos que pintam sorrisos e plantam bons sentimentos no coração de nossas crianças. Pequenas gotas de dedicação que formam um oceano inteiro de amor: assim é a ação Cadernos Fraternos.

A iniciativa nasceu no coração da voluntária Ana Lucia Caetano e veio ao encontro da Fraternidade sem Fronteiras. Em 2015, depois de conhecer a Organização em um congresso, Ana Lucia criou a ação, que tem como objetivo confeccionar capas para os cadernos das crianças na África e no Brasil. A ação começou atendendo somente as crianças de Moçambique, mas hoje estendeu o abraço para mais projetos da Fraternidade, tanto na África quanto no Brasil.

Visite o site: www.fraternidadesemfronteiras.org.br

Tartaruga Tartaruga-cabeçuda ou Tartaruga-mestiça

Oceanário de Aracaju - SE

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras