pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

V Semana do Mar celebrou mês dos oceanos em Ubatuba-SP

16/06/2018 - Sensibilização e educação ambiental para proteger as tartarugas e os oceanos. Leia mais. ↓

O Projeto Tamar, o Aquário de Ubatuba, o Instituto Argonauta e a Prefeitura Municipal de Ubatuba, com o patrocínio oficial da Petrobras, realizaram a ‘V Semana do Mar’, entre os dias 02 e 09 de junho de 2018. O evento é uma realização junto ao 8º 'Festival da Mata Atlântica' e teve como objetivo sensibilizar, refletir e realizar ações em prol da proteção às tartarugas marinhas, aos mares e oceanos. As atividades da semana também comemoraram o dia Do Meio Ambiente (5/06) e o Dia Mundial dos Oceanos (8/06).

Com o apoio de diversos parceiros locais, a semana contou com uma programação especial de palestras relacionadas à conservação de mares e oceanos, exposição fotográfica e artística, eventos culturais, mutirão de limpeza de praia, ações educativas do Projeto Albatroz, soltura de tartarugas marinhas, e muito mais. A semana recebeu aproximadamente 1.000 pessoas dentre todas as atividades relizadas. 

A participação da equipe do Projeto Albatroz e do Coletivo Jovem Albatroz se destacou nas ações socioambientais educativas durante o Encontro Jovem Transformar, durante a limpeza de praia e a soltura de uma tartaruga marinha reabilitada. O Projeto Albatroz, assim como o TAMAR, é parte integrante da Rede BIOMAR, que reúne projetos de conservação da biodiversidade marinha patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Nos dias 07, 08 e 09 de junho o Projeto TAMAR promoveu o III Encontro Jovem TransforMar, com a participação do Aquário de Ubatuba, Projeto Albatroz, Instituto Argonauta e diversos parceiros. O encontro contou com a participação de 70 jovens das instituições do Sistema de Garantia de Direitos da criança e adolescente do município. O objetivo foi sensibilizar, articular e mobilizar os jovens para a elaboração de ações conjuntas em prol da conservação marinha com o foco na poluição plástica - tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2018 da ONU. As atividades priorizaram a troca de ideias entre os jovens de forma dinâmica e dialógica. O encontro proporcionou a articulação dos jovens para futuras ações do Coletivo Jovem Transformar, diz a educadora ambiental do TAMAR, Yasmin Defácio.

“Eu gostei muito do encontro pois era algo que eu estava esperando desde o segundo encontro, eu acho que esses encontros são essenciais para conscientizar os jovens de uma forma legal, que é deixando eles mesmo se ajudarem. Espero que continue os encontros, e que se der pra geral comparecer mensalmente e cumprir com as propostas, será um ótimo avanço pro encontro”, diz Lamark, particicante pelo segundo ano consecutivo do encontro, é formado pelo programa Nosso Papel do Futuro e é um dos representantes do coletivo jovem trnsformar.

O último dia de atividades da V Semana do Mar começou na praça da baleia, com limpeza de praia e mar, exposição do Zoo Urbano - Vida Marinha com lindas esculturas de animais marinhos feitos de material reciclado, inauguração da estátua de Jacques Cousteau restaurada e resignificada pelos artistas do Zoo Urbano, e soltura de duas tartarugas marinhas reabilitadas pelo Projeto TAMAR. A noite de sábado fechou a semana com a apresentação musical de Luis Perequê e Socorro Lira, com suas musicas autorais que nos levam às raizes caiçara e nordestina e encantam com suas poesias. Os músicos fecharam o show com a música “O menino e o mar” do compositor baiano João Bá, brincando com a letra  “menino vem para o TAMAR, o mar vem lavar pé de menino”. O fechamento da semana alcançou um público de aproximadamente 400 pessoas que puderam se conscientizar e contribuir de alguma forma com o meio em que vivem.

O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. A Petrobras é a patrocinadora oficial do TAMAR, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A Fundação Pró-TAMAR é a principal executora das ações do PAN - Plano Nacional de Ação para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA. O TAMAR trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Em Ubatuba recebe o apoio da Prefeitura Municipal. Visite www.tamar.org.br.

Tartaruga Cabeçuda ou Mestiça

Ubatuba - SP

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras