pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Culturarte: Resistência e Diversidade Cultural em Pirambu

14/12/2017 - Sergipe celebrou pela 27ª vez o Culturarte, festival que mantém vivas a cultura e as tradições locais. Leia mais. ↓

São 27 anos de Culturarte em Pirambu/SE, encontro de Cultura, Arte e Conservação, criado com o objetivo de divulgar as ações de valorização da cultura desenvolvidas e apoiadas pelo Projeto TAMAR em Sergipe. O 27º CULTURARTE trouxe o tema Resistência e Diversidade Cultural, proposto pela comunidade. O resultado de um trabalho de quase 5 meses foi um mosaico de cores, formas, estilos, ritmos, conhecimentos e vozes da comunidade para a comunidade. Soltura de filhotes de tartaruga marinha e outras atividades de sensibilização e educação ambiental trouxeram o tema da conservação das tartarugas e dos oceanos. Clique nas imagens para ampliar.

   

Muitos desafios a cada edição do Culturarte motivam os participantes a irem além, trazendo suas raízes históricas, artísticas e culturais, mostrando sua identidade das maneiras mais variadas e criativas. Desde a organização até os últimos ajustes na hora de subir ao palco ou começar a fala, a dança, o pulo, o grito, o giro, a ginga e a cantoria, todos os momentos são especiais para aqueles que participam e que conduzem esse grande festival.

  

O entusiasmo dos voluntários, dos artistas locais, a motivação dos órgãos educacionais, a contribuição dos comerciantes, a participação das escolas e a satisfação dos grupos folclóricos, que embelezaram o evento, traduziram nas ruas o significado no coração de cada um. Um enorme sentimento de gratidão tomou conta dos envolvidos na realização dessa festa popular. Em todos os anos é muito amor envolvido <3 Lembranças dos que não estão mais aqui, mas foram fundamentais para que tudo sempre acontecesse do melhor jeito.

  

O artista local Luiz Teles “Lula”, ressaltou  a importância do Culturarte, que abre um leque para a questão da preservação e destacou a alegria e o brilho que realçaram a cidade. Para Dona Jaci (Jaci Rosa dos Santos), líder do grupo Lariô das Tartarugas, "A TARTARUGA MARINHA É A MADRINHA DA CULTURA POPULAR! É POR ELA QUE CANTAMOS E É POR CAUSA DELA QUE DANÇAMOS!" <3 VIVA O CULTURARTE!!! ATÉ O ANO QUE VEM!!!

  

Tartaruga Cabeçuda ou Mestiça

Fernando de Noronha - PE

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras