05/08/2016 - Programação especial com música, dança, oficinas, contação de histórias, exposições e muito mais! Confira e participe com a gente! ↓
Com o intuito de valorizar as manifestações culturais tradicionais, o Projeto Tamar realiza em agosto o Mês da Cultura Popular. Em sua 6ª edição, o evento conta com uma programação especial recheada de apresentações musicais, danças, oficinas, contação de histórias e exposições, todas realizadas no Centro de Visitantes do Tamar.
A abertura da programação será no próximo dia 06 de agosto, com a oficina de tambores de Crioula do Grupo Cupuaçu. A oficina acontece às 15h e as inscrições são gratuitas (é necessário agendamento prévio pois as vagas são limitadas). Na sequência, às 19h, a apresentação musical de Tambor de Crioula no espaço cultural do Tamar promete agitar o público, com um ritmo contagiante.
Durante o mês de agosto, o Centro de Visitantes apresentará a exposição fotográfica “Gente do Mar”, da pesquisadora Kilza Setti. A exposição retrata o modo de vida das comunidades tradicionais do Litoral Norte de SP, e estará acessível aos visitantes durante o horário de funcionamento do Tamar.
A contadora de histórias Mariza Taguada irá aguçar o imaginário infantil com suas histórias do folclore e da cultura regional, com apresentações às 9h nos dias 9 e 19 de agosto, e às 14h nos dias 11 e 18 de agosto.
No dia 13 de agosto, a programação começa às 19:30 com a Dança da Fita do Itaguá, tradicional manifestação cultural que chegou ao Brasil com os primeiros imigrantes europeus no sul do País. Às 20h é a vez dos índios Guarani da Aldeia Boa Vista realizarem a apresentação de dança e canto indígena, resgatando antigas tradições de seu povo. Finalizando a noite, às 21h é a vez da tradicional Congada de São Benedito, com a ilustre presença de Seu Dito do Puruba que, ensinando aos mais jovens, mantém viva essa manifestação cultural em Ubatuba.
No dia 19 de agosto, as atividades começam às 10h com a oficina e mostra “Como se faz uma canoa e um remo caiçara”, com os mestres canoeiros Renato Bueno e Zé Cobra, que demonstrarão as etapas de construção da canoa e do remo que fazem parte da história e vida do caiçara. No período da tarde, haverá a oficina de bonecas Abayomi, com Anderson Guian, a partir das 14h, e é necessário agendamento prévio, pois as vagas são limitadas. A boneca Abayomi foi criada para as crianças, jovens e adultos na época da escravidão. As mulheres negras confeccionavam essas bonecas com a barra de suas saias, único pano encontrado nos navios negreiros, para acalmar e trazer alegria para todos. Às 15h, o mestre rabequeiro Mário Gato realizará a oficina “Como se faz uma rabeca”, típico instrumento musical utilizado em diversas manifestações culturais da região. Às 17h haverá um tradicional café caiçara e contação de “causos” com a participação especial da caiçara Neide Palumbo. Na sequência, às 20h, sobe ao palco do espaço cultural do Tamar o Fandango Ubatubano e a Dança do Xiba, duas das manifestações culturais mais marcantes da cultura caiçara.
O encerramento da programação do 6º Mês da Cultura Popular do Tamar acontecerá no dia 20 de agosto, a partir das 20h, com duas grandes apresentações musicais: a banda Os Cascudos abre a noite interpretando canções que falam da preservação dos mares, oceanos e tartarugas marinhas. Na sequência, Luís Perequê, músico, compositor e cantor, defensor da cultura caiçara, irá se apresentar com a participação especial de PC Castilhos.
Para a realização do 6º Mês da Cultura Popular, o Tamar recebe o patrocínio da Arcor do Brasil e os apoios culturais do PROAC do Ministério da Cultura do Estado de São Paulo, do Museu Caiçara, do Instituto Silo Cultural de Paraty e da Rádio Vozes. A produção local é da Tita nas Nuvens Produtora.
Criado há 35 anos, o Projeto Tamar é uma soma de esforços entre a Fundação Pró-Tamar e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa e proteção das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção. Tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e nos nove estados brasileiros onde atua, recebe diversos apoios locais. Aqui em Ubatuba recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba.
Confira o cartaz (clique p/ ampliar):
SERVIÇO:
Endereço:
Rua Antonio Athanásio, 273 – Itaguá, Ubatuba/SP
Tel.: (12) 3832 6202 / 3832 7014
Horário de Funcionamento do Centro de Visitantes em agosto:
Domingo, 2ª, 3ª e 5ª feiras das 10 às 18 horas;
Feriados, 6ª feira e sábado, das 10 às 20 horas;
4ª feira fechado para manutenção.
Bilheteria:
Inteira: R$ 18,00
Meia entrada (crianças, jovens até 17 anos, estudantes e professores com identificação)
Gratuito (crianças com menos de 1,20m e pessoas com mais de 60 anos, moradores* de Ubatuba
com cadastro prévio)
* devem consultar as regras de gratuidade para moradores na bilheteria do Tamar ou por telefone
Inscrições para as oficinas:
- Oficina de tambor de Crioula: através do email titanasnuvensprodutora@gmail.com
- Oficina de boneca Abayomi : inscrições na hora, por ordem de chegada no local
Fundação Projeto Tamar participa do 44º simpósio internacional sobre tartarugas marinhas
Visita de escolas aproxima estudantes da conservação marinha
“Guia para Educadores – Cultura Oceânica & Conservação das Tartarugas Marinhas”
Carnaval no Projeto Tamar: Bloquinho das Tartarugas Marinhas
Segundo ano de monitoramento via satélite das fêmeas de tartaruga-de-couro no Espírito Santo.