25/07/2024 - O Projeto Tamar participou dessa expedição com o objetivo de apresentar seus trabalhos na conservação das tartarugas marinhas e envolvimento das comunidades, sendo fonte de inspiração para a missão em Benim. ↓
A Fundação Projeto TAMAR - FPT, foi convidada pelo Ministério das Relações Exteriores, através da Agência Brasileira de Cooperação – ABC, para compor a Missão brasileira que esteve em Benim, entre os dias 16/06 e 22/06, com o objetivo de prospectar projetos de cooperação na área de proteção de tartarugas e animais marinhos.
Especialistas do Instituto Baleia Jubarte, Centro TAMAR-ICMBio, Centro Mamíferos Aquáticos-ICMBio e a FPT, representada pelo seu Diretor de Sustentabilidade César Coelho, tiveram encontros com diversas entidades governamentais, ONG’s e lideranças comunitárias. Também visitaram as áreas de interesse do Governo Beninês, visando alcançar uma melhor compreensão para o desenvolvimento desta Cooperação Técnica.
A recepção da Delegação brasileira foi realizada pelo Ministério do Ambiente e Transporte e depois pela Embaixada do Brasil no Benim.
Os representantes brasileiros tiveram oportunidade de conhecer as atividades na praia de Donatein, realizadas pela ONG Nature Tropicale, que contam com a presença das mulheres, ecoguardas. Foram ao Centro de Visitantes que também contempla um museu em Cotonou.
Depois de apresentações sobre as instituições e entidades beninenses, os pesquisadores brasileiros apresentaram suas instituições e as ações que desenvolvem para realizar a conservação e o envolvimento das comunidades.
A Delegação brasileira também participou das atividades na praia com a comunidade de Agoué em Grand-Popo e a comunidade do rio Ouemé em Dangbo. Segundo César Coelho: “O fortalecimento do Centro de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, com inclusão e alternativas de renda para as comunidades potencializará a proteção das tartarugas e espécies marinhas ameaçadas”.
Por diversas vezes a Fundação Projeto TAMAR foi citada como fonte de inspiração, pois suas ações trazem muitos benefícios à conservação por engajar comunidades na sensibilização, gerando trabalho, renda e inclusão social.
No último dia de trabalho, foram construídos o objetivo geral, os objetivos específicos e a árvore de problemas, pelos membros da missão; com intuito de formalizar, junto ao Governo Brasileiro, as ações que nortearão o projeto de cooperação entre os dois países.